Como realizar postagens no Blog Prosa em Sintonia?

O “Prosa em Sintonia” preparou um videotutorial especialmente voltado para os colaboradores deste blog.  Por meio deste tutorial em vídeo, os comunicadores inscritos no blog e que necessitarem de instruções básicas, podem aprender a fazer postagens neste espaço: os passos fundamentais, desde o “login” no blog até a inserção de imagens em artigos.

Tela do Blob

O blog “Prosa em Sintonia” utiliza a plataforma WordPress, muito intuitiva quando se trata de criar postagens em blogs.

O videotutorial foi criado pelo jornalista Jorge Macau, com o apoio do técnico Amilton Gontijo, e está disponível para visualização no Canal da Embrapa no Youtube.

Conhecimento, tecnologias e ações para a transformação da realidade – Vídeo

Mais um trabalho concluído pela equipe de comunicação da Embrapa Informação Tecnológica.

É o terceiro vídeo sobre as ações do Plano Brasil Sem Miséria, com foco nos projetos desenvolvidos em 2015 pela Embrapa.

Vídeo sobre o Plano Brasil Sem Miséria

O vídeo intitulado Plano Brasil Sem Miséria: conhecimento, tecnologias e ações que estão mudando a realidade do agricultor familiar está disponível no site da Embrapa Informação Tecnológica e no youtube. Para assistí-lo acesse aqui.

Ficha técnica: Narração: Jorge Macau​; roteiro: Selma Beltrão e Antônio Heberlê; imagens: Elias Rodrigues e Rogério Monteiro; edição: Elias Rodrigues; artes gráficas: Joniel Sérgio.

 

Esta semana no Prosa Rural

Confira a programação semanal do Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa!

  • Produção da tradicional farinha de mandioca de Cruzeiro do Sul – AC;
  • Apicultura como fonte de renda complementar;
  • Produtos diferenciados como estratégia para a pecuária familiar

Prosa Rural

A programação do Prosa Rural é diferenciada para cada região do Brasil.

Esta semana no Prosa Rural – Cultivares de mandioca

Olá, amigos do Prosa Rural! Confiram o título do programa desta semana: Cultivares melhoradas de mandioca de mesa e de indústria. Este programa tem a participação do pesquisador Everton Diel, da Embrapa Roraima e é voltado para todas as regiões do Brasil.

Ao longo do programa, o ouvinte terá informações sobre a escolha de variedades ideais para cultivo, dependendo dos propósitos aos quais a produção se destina.

Clique aqui para acessar a página contendo os programas!

Prosa Rural

O pesquisador Everton Diel, da Embrapa Roraima explica o motivo pelo qual a pesquisa está sempre em busca de novas e melhores cultivares de mandioca. Esclarece, também, a diferença entre a mandioca de mesa e a mandioca de indústria. Este programa está imperdível! O Prosa Rural é o programa de rádio da Embrapa.

Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária

O programa de rádio da Embrapa – Prosa Rural – está divulgando o Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária. O prazo de inscrição é até o dia 24 de abril e o prêmio destina-se a associações, cooperativas ou Redes de Economia Solidária que desenvolvem projetos de relevante contribuição social em suas localidades.
Prosa RuralOuça aqui o spot  produzido para a divulgação na rede de rádios parceiras e participe!
Mais informações, no site do próprio BNDES.

Clayton Aguiar fala de sua carreira para o Blog Prosa em Sintonia

Em novembro passado, o cantor e compositor mineiro, Clayton Aguiar, brindou-nos com sua presença no estúdio de rádio da Embrapa Informação Tecnológica. Ele veio a convite da jornalista Isabel Almeida para fazer uma participação no Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa, cantando uma canção de seu vasto repertório.

Isabel Almeida em entrevista Clayton Aguiar, para o blog Prosa em Sintonia

Isabel Almeida em entrevista Clayton Aguiar, para o blog Prosa em Sintonia; Foto: Daniely Lima

A equipe de vídeo do Blog Prosa em Sintonia aproveitou a ocasião e registrou a entrevista, especialmente concedida pelo Clayton para o blog.

A conversa aconteceu nas dependências da Livraria Embrapa.  Na entrevista, Clayton Aguiar relata sua trajetória artística, fala da importância do trabalho da Embrapa para o Brasil e, no final, ainda canta uma canção bem-humorada para nós! Confira no vídeo abaixo.

Inscrições para o prêmio Embrapa de Reportagem até 25 de fevereiro

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Embrapa de Reportagem 2015. Em sua 13ª edição, o concurso irá premiar as melhores reportagens em quatro categorias – Impresso, vídeo, rádio e internet – com o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para o primeiro colocado em cada uma delas.

Locutora Laura Muradi fala sobre o Prosa Rural

Desde setembro deste ano, o Prosa Rural conta com uma nova voz no seu time: é a locutora Laura Muradi. Laura é também jornalista, dona de uma voz privilegiada. Como locutora poliglota, já realizou trabalhos em inglês, italiano e espanhol, além, é claro, do português.

Laura apresenta um estilo eclético: além de spots institucionais, publicitários e documentários, a profissional trabalha inclusive com vozes caricatas e jingles.

Como apresentadora, atuou em vídeos institucionais como o Atlas de Acesso à Justiça, do Ministério da Justiça, e na campanha Outubro Rosa, contra o câncer de mama, do governo do Distrito Federal.

Como cantora, realizou turnês com a Banda di Piazza Caricamento em países como Itália, França e Suiça.

No vídeo abaixo, Laura Muradi fala um pouco sobre a experiência de integrar a equipe de locutores do Prosa Rural, o programa de rádio da Embrapa.

MDS discute agricultura familiar no encontro Fomentar

Programas importantes para a segurança alimentar e nutricional, como o PAA e o Pnae, foram destaques no evento

Brasília, 9 – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) participou do debate sobre agricultura familiar e compras públicas no encontro Fomentar: Arena Internacional de Debates sobre o Uso do Poder de Compra do Estado como Indutor de Políticas Públicas, nesta terça-feira (9), em Brasília. Promovido pelo Sebrae e pelo Instituto de Compras Governamentais (ICG), o encontro reuniu os principais gestores de compras dos governos federal, estadual e municipal, além de representantes de pequenas empresas, especialistas e estudiosos do tema.

A coordenadora geral de Aquisições e Distribuição de Alimentos do MDS, Hétel Leepkaln dos Santos, presidiu a mesa “O Estado da Arte do Uso do Poder de Compra do Estado como Indutor do Desenvolvimento Local: Agricultura Familiar e Compras Públicas”. Ela destacou a importância dos programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além das compras institucio nais, nas políticas de segurança alimentar e nutricional do governo federal.

Continuar lendo

Prêmio da FAO reconhece resultados do Brasil no combate à fome

País é um dos 25 em todo o mundo que atingiu o objetivo de reduzir
à metade o número absoluto de pessoas subalimentadas antes de 2015

Brasília, 28 de novembro – O governo brasileiro recebe neste domingo (30), em Roma, na Itália, mais um reconhecimento internacional. Junto com Uruguai e Camarões, o país será premiado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) por ter cumprido a ambiciosa meta de ter reduzido à metade o número absoluto de pessoas subalimentadas, assumida durante a Cúpula Mundial de Alimentação, em 1996. A ministra Tereza Campello estará presente no evento, representando a presidenta Dilma Rousseff.

O Brasil cumpriu o objetivo antes do prazo, que era em 2015, e passa a integrar o grupo de 25 países que conseguiram atingi-lo. Antes, em junho de 2013, a FAO já havia reconhecido do Brasil pelo cumprimento da meta de redução à metade da proporção da população que sofre com a fome, prevista no primeiro Objetivo do Desenvolvimento do Milênio (ODM). E, em setembro passado, com a divulgação pela organização do Relatório de Insegurança Aliment ar no Mundo de 2014, pela primeira vez em sua história o Brasil saiu do Mapa Mundial da Fome. De 2002 a 2013, caiu em 82% a população de brasileiros considerados em situação de subalimentação.

Continuar lendo