Livraria Embrapa: levantamento mostra alto grau de satisfação dos clientes do site

Levantamento realizado pela Livraria Embrapa entre agosto e dezembro de 2016 mostra alto grau de satisfação dos clientes do site com o serviço prestado: 90% daqueles que participaram da consulta classificam o atendimento do site como ‘Muito Bom’ ou ‘Bom’. E 65% deles recomendariam a livraria para um amigo ou familiar.

A pesquisa de satisfação foi realizada por meio de um formulário enviado aos clientes, por e-mail, após cada venda. Foram respondidos, de forma anônima e voluntária, 237 questionários. Em duas questões abertas, os clientes foram convidados a expressarem livremente suas opiniões.

Alguns usaram o espaço destinado a críticas e comentários para fazer elogios, entre os quais, destacam-se:

Continuar lendo

Revista PAB faz 50 anos e discute ameaças de pragas e doenças à agricultura brasileira

logo_seminario_ct_para_defesa_agropecuaria_

A revista Pesquisa Agropecuária Brasileira (PAB), editada pela Embrapa, é uma das mais importantes do setor agropecuário brasileiro e está comemorando 50 anos. Para marcar a data, a Embrapa lançou uma edição especial com mais de 300 páginas de artigos de especialistas do Brasil e do exterior sobre ameaças sanitárias para a agropecuária brasileira. Além disso, promove nos dias 7 e 8 de dezembro o seminário Ciência e tecnologia para a defesa agropecuária, quando irá discutir as principais pragas e doenças que ameaçam a estabilidade da produção nacional. O seminário vai acontecer no auditório da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, em Brasília, e será realizado em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Continuar lendo

A aventura de plantar será entregue a mil crianças em Mato Grosso

a-aventura-de-plantar2

Uma nova aventura está prestes a acontecer com o livro A aventura de plantar. Desta vez o local é Sorriso (MT), onde mil exemplares serão entregues a crianças de escolas públicas de ensino fundamental, como parte de uma ação anual conhecida como “Dia de Cooperar (Dia C)”, promovida em todo o Brasil pelas cooperativas. O objetivo da iniciativa é mobilizar o sistema cooperativista para que promova ações de responsabilidade social e voluntárias.
Os exemplares da obra A aventura de plantar foram adquiridos pela Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte – Coacen, de Sorriso, que depois de muita procura encontrou na Embrapa a publicação que atendia os propósitos do seu projeto.
“Procurávamos um livro que apresentasse com riqueza de detalhes e de forma divertida e dinâmica a história da agricultura e também que tivesse linguagem de fácil compreensão”, diz Dayane Ribeiro, coordenadora do evento da cooperativa. Continuar lendo

Livro reúne 27 anos de pesquisa e de história do cavalo Pantaneiro

CAVALO_PANTANEIRO_divulgacao“O cavalo foi sempre inseparável companheiro do homem. Sem ele a história seria bem diferente.” Assim começa a crônica que faz o desfecho do livro Cavalo Pantaneiro: rústico por natureza, uma obra primorosa em imagens e conteúdo e um legado para todos aqueles que buscam por informações além de suas fronteiras, de seus conhecidos biomas.

É assim que o livro vai conquistando seu leitor… Nele fica claro ser impossível narrar a história da colonização e do desenvolvimento do Pantanal Mato-Grossense, sem falar da importância do cavalo Pantaneiro, uma raça que se formou naturalmente por cruzamentos aleatórios entre os animais trazidos por colonizadores durante a conquista da região. A raça Pantaneira foi moldada pela natureza, para resistir às restrições ambientais do bioma Pantanal, onde ora é muita água, ora é muita seca, além de altas temperaturas, insetos, predadores, entre outros fatores. Nessas condições inóspitas, ficaram apenas os cavalos mais fortes e rústicos que se multiplicaram e povoaram toda a planície pantaneira. Até os índios se renderam à utilidade, força e rusticidade desses animais. Continuar lendo

Embrapa lança livro sobre conhecimento tradicional

colecao - povos tradicionais - vol1 - DIVULGACAO2O conhecimento tradicional é um grande indicador do grau de integração da evolução cultural do homem com o ambiente através de processos contínuos e dinâmicos, gerando conhecimentos. Manifesta-se por meio da arte, das práticas artesanais, das práticas agrícolas, dos costumes, de vestimentas, da criação de instrumentos de trabalho e nos hábitos alimentares, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e o meio ambiente.

Em um contexto de crise como a que a sociedade humana enfrenta tende a favorecer a maior interação da ciência e de suas instituições com os sistemas de saberes dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

O paradigma da interação entre conhecimento tradicional e conhecimento científico é abordado na publicação Conhecimento Tradicional: conceitos e marco legal, que compõe o volume 1 da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais, lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). O livro apresenta uma contribuição ao debate teórico e conceitual sobre o tema, por meio da reflexão de pesquisadores e acadêmicos de campos diversos do conhecimento, como antropologia, sociologia, biologia, ecologia, agronomia, economia, direito. Continuar lendo