DECRETO PRESIDENCIAL ATUALIZA REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE RADIALISTA

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O presidente Michel Temer assinou, na quarta-feira dia 4 de abril de 2018, o decreto que atualiza a regulamentação da profissão de radialista. A assinatura aconteceu na mesma solenidade de sanção da flexibilização do horário do programa A Voz do Brasil.

O decreto veio após ampla discussão sobre a necessidade de adequação das normas aplicadas aos profissionais da área. A legislação que regulamenta a profissão de radialista, de 1979, é considerada antiquada. Apesar da evolução tecnológica das últimas décadas, as atividades desenvolvidas pelos radialistas não foram atualizadas.

O novo texto reduziu o quadro de funções de radialista, de acordo com a Lei 13424/2017. Para a revisão do decreto foram considerados dois critérios: (i) as novas tecnologias, equipamentos e meios de informação e comunicação; (ii) as funções técnicas ou especializadas próprias das atividades de empresas de radiodifusão.

Para o diretor geral da ABERT, Cristiano Lobato Flores, “além de corrigir distorções, a atualização das funções traz mais segurança jurídica aos contratos de trabalho entre as empresas de radiodifusão e os profissionais radialistas”.

Assim que o decreto for publicado no Diário Oficial da União, a ABERT informará os seus associados sobre as novas funções e os desdobramentos para o setor.

FONTE: Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão

O rádio e as novas mídias

“… Possivelmente o veículo que continua mais moderno do que nunca é o RÁDIO. Porque o rádio tem uma instantaneidade que ninguém tem. Pra você colocar alguma coisa na internet, tem que perder o tempo de escrever e no rádio dá pra falar. ”

“… E agora sem outdoor como é que vai ser? O que é que substitui o outdoor? Eu falei: o RÁDIO, porque o rádio é o outdoor que anda né?”

( Washigton Olivetto – Publicitário em entrevista ao programa “Mídia em foco” 24/10/2017 – TV Brasil )

Excelente matéria com vários publicitários, vale conferir!

Produtor rural usa cada vez mais internet para se informar

App no campo

Utilização de smartphones, aplicativos e redes sociais acentua digitalização do campo

O produtor rural usa cada vez mais a internet para se informar. É o que aponta a 7a. Pesquisa Hábitos de Mídia do Produtor Rural, elaborada pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMR&A). A pesquisa foi divulgada nos primeiros dias de junho de 2017.

Segundo o levantamento, que consultou 2.835 produtores rurais de 15 Estados, o uso da internet entre o homem do campo alcançou 42% dos entrevistados, salto de 7,7% frente o resultado da pesquisa de 2013.

O uso de smartphones é outro dado que reforça a forte tendência de digitalização do produtor rural brasileiro. Em 2013, apenas 17% dos produtores consultados disseram ter o aparelho. No levantamento de agora, 2017, 61% dos entrevistados afirmaram possuir ao menos um “celular inteligente”.

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No que diz respeito a aplicativos e redes sociais, o Whatsapp lidera a preferência dos produtores conectados, com 96% deles declarando usar o app. Em seguida, vem o Facebook (67%), Youtube (24%), Messenger (20%), Instagram (8%) e Skype (5%). “O produtor rural vem usando cada vez mais a internet para se atualizar, buscar informações sobre mercados e insumos”, disse Marcelo Claudino, responsável pela pesquisa.

Outra mídia que avançou na preferência dos produtores rurais foi o rádio, usado por 75% dos consultados, crescimento de 7% sobre o levantamento de 2013. A televisão perdeu pequeno espaço na preferência dos produtores, mas permanece na liderança como meio de comunicação mais utilizado por 92% deles. Por sua vez, publicações impressas [jornais e revistas] e a tevê por assinatura estão sendo menos consumidos pelos produtores rurais.

(Fonte: DATAGRO)

App ABERT disponível para radiodifusores

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ABERT

Embrapa inaugura canal on-line de rádio

ProsaWeb

Mais um canal de comunicação com a sociedade é lançado no momento em que a Empresa comemora seus 44 anos. É a Rádio Embrapa ProsaWeb, fruto da parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e mantida em conjunto com os ministérios da Educação, da Cultura, da Saúde e da Defesa. Ao inaugurar a Rádio Embrapa Prosa Web, a Empresa é a primeira instituição a utilizar a plataforma de rádio disponibilizada pela RNP para a veiculação de conteúdos em áudio.

Sob a coordenação da Embrapa Informação Tecnológica, a programação da Rádio Embrapa ProsaWeb será mantida 24 horas no ar, veiculando conteúdos sobre tecnologias e serviços validados pela pesquisa agropecuária com maior dinamismo e interatividade. Neste primeiro momento, o canal terá sua programação alimentada em quase sua totalidade com a reedição dos programas Prosa Rural, selecionados e trabalhados para atender a um público novo e diversificado.

As negociações entre a RNP, a Embrapa Informação Tecnológica e o Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), gestor do contrato entre a Embrapa e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, para a criação desta parceria tiveram início há mais de um ano. Para a gerente-geral da Unidade, Selma Beltrão, “este é um desafio em que estamos apostando, por entender a capilaridade que o canal permite em termos de divulgação do conhecimento gerado pela pesquisa, assim como das expressões culturais das regiões brasileiras e de outras informações que contribuam para melhorar a produção e a qualidade dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros, e temos também outras possibilidades de produção para a web, como um Canal de TV, por exemplo, que já está em negociação”.

Na declaração que gravou para apresentar a Rádio ProsaWeb durante a cerimônia de aniversário da Embrapa, que pode ser ouvida na íntegra,  o presidente da Empresa, Maurício Lopes, destacou o diferencial da web como veículo de comunicação com a população: “Com esse canal nós vamos aumentar sensivelmente o nosso relacionamento com a sociedade disponibilizando 24 horas por dia conteúdos na web. Esse canal nos dá mais dinamismo, mais interatividade”.

A importância de ter mais espaços de intercâmbio com a sociedade foi destacada pelo diretor de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf. Para ele, poder promover essa troca com a sociedade é construir soluções em conjunto, principalmente para essa grande cadeia que forma a rede mundial de produção de alimentos no Brasil e no mundo. Confira a fala do diretor.

Na programação, o ProsaWeb manterá também playlists temáticas, quadros de receitas, spots de campanhas produzidas pela Embrapa e parceiros, dicas  e inovações com foco na produção agrícola, na sustentabilidade e na cidadania. Além disso, o canal pretende ser um espaço para a participação de pesquisadores, técnicos, gestores e outros convidados que queiram divulgar seu trabalho e instigar discussões em torno de temas atuais e de interesse do público da web.

A RNP
Pioneira, em 1992, como rede nacional de acesso à internet para instituições públicas no Brasil, a RNP tem como principal incumbência promover o desenvolvimento tecnológico e apoiar a pesquisa de tecnologias de informação e comunicação, criando serviços e projetos inovadores e qualificando profissionais. Possui 27 pontos de presença em todo o País que, interconectados, formam a rede acadêmica nacional (rede Ipê). Essa rede é integrada pelas principais instituições de educação superior e produção de conhecimento e inovação do Brasil, abrangendo principalmente universidades, institutos federais, unidades de pesquisa, hospitais de ensino e museus. Saiba mais sobre a RNP.

Maria Luiza Brochado (DRT 763/DF)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: (61) 3448 2479

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/

ANRADIO firma parceria com Fecomercio para realização de curso em 2017

O Instituto Brasileiro de Radiodifusão, a ANRADIO Brasil, firmou parceria com a Fecomercio para a realização de cursos de formação de radialista. Segundo nota, a ANRADIO também tem o objetivo de oferecer outros cursos voltados para a radiodifusão nacional.

O anúncio da parceria entre a ANRADIO e a Fecomercio foi feito durante a sessão solene em homenagem ao “Dia do Radialista”, ocorrido em sete de novembro. O presidente da associação, Hélio Corrêa, acompanhado do diretor José Antônio, assinaram convênio com a Federação do Comércio do Distrito Federal, a Fecomércio, representado pelo presidente Adelmir Santana.
Com a assinatura do convênio, a ANRADIO, em parceria com o SENAC-DF, fica autorizada a promover curso de formação de radialista, a partir do primeiro semestre de 2017. A iniciativa é pioneira em Brasília, e abrirá caminho para qualificação dos profissionais da radiodifusão brasileira, começando pela capital da república, mas que futuramente poderá se estender para demais estados.
Outros projetos de convênios estão em andamento e estão em fase de credenciamento. Há também parcerias com a Cooperativa de Habitação de Brasília e também com o clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade).
Os trabalhadores da radiodifusão brasileira que quiserem conhecer mais sobre o Instituto ANRADIO, receber informações ou se tornar membro, podem entrar em contato através do email: anradiobrasil@gmail.com e também acessar o site www.anradio.org.br.
Tags: Rádio, ANRADIO, Fecomercio, Brasília, cursos
Fonte: Site ANRADIO

A importância do rádio

A ABERT publicou em seu boletim semanal nº 284 de dezembro, a importância do radinho de pilha em catástrofes, como a que ocorreu recentemente em Santa Catarina. Vale a leitura. Fonte: www.abert.org.br.

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