Oficinas de comunicação ampliam alcance dos resultados de projetos do Brasil Sem Miséria

Oficina reuniu representantes de diversas instituições de Alagoas e algumas de Sergipe – Foto: Ana Sandreana

Pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), agricultores, técnicos da extensão rural, radialistas, jornalistas e educadores participaram do segundo módulo da Oficina de Comunicação para Convivência com o Semiárido. A iniciativa é uma ação do “Projeto de Capacitação e Divulgação de Informações Tecnológicas em apoio à Inclusão Produtiva Rural no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)”, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com nove Unidades Descentralizadas do Nordeste, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Iniciado em 2014, o projeto deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017.

Continuar lendo

Embrapa publica nova cartilha para uso em capacitação de Minibibliotecas

Ilustração: Ana Szerman

Que tal convidar um grupo de agricultores, extensionistas, professores e estudantes a namorar com os livros? Ou quem sabe fazer uma roda de conversa ou refletir sobre que tipo de leitor é você? Essas são algumas dinâmicas utilizadas nas capacitações para o uso do acervo das Minibibliotecas e recomendadas como prática pedagógica na publicação Capacitação de mediadores no uso do acervo das Minibibliotecas, 2ª edição, lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília).

Continuar lendo

Minibibliotecas da Embrapa estimulam acesso ao conhecimento

FOTO 03 - Durante Mostra de Cièncias, estudantes pintam as flores da Caatinga - crédito Rafaela ButtnerDespertar a curiosidade para a busca do conhecimento científico contextualizado ao Bioma Caatinga. Formar leitores, em um processo de inclusão social e cultural. Levar a informação para fora do espaço físico da biblioteca. São esses os objetivos que levaram a economista Cláudia Mara Baldim Ribeiro, do Instituto Nacional do Semiárido, unidade de pesquisa integrante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (Insa/MCTI), com sede em Campina Grande (PB), a criar o projeto “Lendo é que se Faz”. Ações que começaram de maneira tímida, mas que hoje já repercutem no universo de 600 crianças e adolescentes de escolas públicas fazendo a diferença em seu dia a dia.

Continuar lendo

MDA e Embrapa iniciam entrega de kits de Minibibliotecas e Arca das Letras para entidades que participaram da Chamada 2015

Minibibliotecas e Arca das Letras começam a ser entregues nos territórios atendidos pelo PBSM

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), iniciaram a entrega de kits conjuntos das Minibibliotecas e Arca das Letras para as entidades que concorreram à Chamada Específica 001/2015 destinada a atender municípios localizados em Territórios da Cidadania onde a Embrapa tem atuação, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), no Semiárido brasileiro.

Continuar lendo

Equipe de projetos editoriais orienta autores na produção de boas fotos para publicações

Ana Szerman - Imagem: Ana Szerman

Na era digital, o poder da imagem é cada vez maior. Por isso, quanto melhor a qualidade de uma fotografia, tanto para uso em publicações eletrônicas quanto impressas, associada a um bom conteúdo, maior a possibilidade de atrair novos leitores e de aumentar sua comercialização. Pensando nisso, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) indica procedimentos orientadores às Unidades Descentralizadas e instituições parceiras quanto às fotografias que irão compor as publicações editadas pela Empresa.

Continuar lendo

Coleção 500 perguntas 500 respostas lança título sobre o trigo

500_PERGUNTAS_Trigo_ed-01_2016_GRANDEEm linguagem simples e didática, a Coleção 500 Perguntas 500 Respostas lança título sobre o trigo, que responde perguntas relacionadas a diversos assuntos referentes à essa cultura (tais como melhoramento genético, manejo de solo, adubação, cultivares, doenças, pragas e qualidade tecnológica), os quais compõem as bases que permitiram os avanços alcançados por esse cereal no Brasil.

Continuar lendo

Acervos científico e tecnológico em bases digitais da Embrapa somam mais de 4 milhões de downloads em 2015

Daniely Lima - Sistemas de Acesso Aberto da Embrapa são fontes de pesquisda para a sociedade

Os repositórios de acesso aberto da Embrapa: Acesso Livre à Informação Científica (Alice) e Informação Tecnológica em Agricultura (Infoteca-e),  obtiveram juntos, em 2015, mais de 4 milhões de downloads (documentos e publicações baixados pela internet). Conforme resultados divulgados em janeiro de 2016, na primeira edição do Ranking Mundial Web de Centros de Pesquisa, elaborado pelo Conselho Superior de Pesquisa Científica da Espanha (CSIS), o Alice ocupa, atualmente, a 241ª posição entre os repositórios científicos de acesso aberto mais visitados no mundo, em um total de 2.297 avaliados. Na América Latina, está em 14º lugar de um total de 191 repositórios classificados, e no Brasil é o 7º mais acessado entre os 51 brasileiros classificados.

Continuar lendo

Programa de TV da Embrapa abre temporada de 2016 com novo formato

foto: Sérgio Figueiredo

O Dia de Campo na TV (DCTV) abre a temporada de 2016 com o tema Mudanças climáticas e diálogo entre os saberes. O programa televisivo da Embrapa, que completa 18 anos neste ano, chega ao público com cenário renovado e conteúdos diversificados. Com 44 minutos de duração e novas vinhetas, o DCTV passará a apresentar suas entrevistas principais diretamente do campo, nos estados onde estão localizados os Centros de Pesquisa da Embrapa, e não mais de seu estúdio, em Brasília. Outro destaque é a participação de novos parceiros no programa, como, por exemplo, ministérios, universidades e instituições de pesquisa e de extensão rural, assim como a criação de cinco quadros.

Continuar lendo

Produção de e-books se consolida na Embrapa

 Desde 2012, a Embrapa vem produzindo e distribuindo suas publicações também em e-book, no formato e-PUB. Para isso, a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) criou um fluxo de produção editorial e adaptou seus canais de venda e distribuição gratuita para essa nova mídia.
Atualmente, capa_ebooksa Embrapa possui em seu acervo mais de 100 e-books, com destaque para os últimos títulos lançados exclusivamente em inglês na Livraria Embrapa, em 2015: Brazilian Semi-arid region: research, development and innovation e Innovations in territorial development: new challenges for Embrapa.

Entre 2014 e 2015, a Embrapa vendeu pelo site de sua Livraria mais de dois mil exemplares, com uma média diária de cinco e-books. Os títulos em  e-books, em português, mais solicitados pelos internautas são Sistema brasileiro de classificação de solos; Uso e manejo de irrigação e Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Entre os mais procurados em língua inglesa estão: Origin and evolution of cultivated plants; Man, time and space in land reform; Agricultural use of the Guarani Aquifer recharge areas in Brazil; Biotechnology and Biosafety: integration and opportunities in Mercosur.

Continuar lendo

CC&T publica edição especial sobre Solos

Divulgação - Com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre preservação e uso dos recursos dos solos, a Embrapa publica, neste mês, o número especial do periódico Cadernos de Ciência & Tecnologia (CC&T), lançado como edição comemorativa do Ano Internacional dos Solos, celebrado em 2015.