Programa de TV da Embrapa abre temporada de 2016 com novo formato

foto: Sérgio Figueiredo

O Dia de Campo na TV (DCTV) abre a temporada de 2016 com o tema Mudanças climáticas e diálogo entre os saberes. O programa televisivo da Embrapa, que completa 18 anos neste ano, chega ao público com cenário renovado e conteúdos diversificados. Com 44 minutos de duração e novas vinhetas, o DCTV passará a apresentar suas entrevistas principais diretamente do campo, nos estados onde estão localizados os Centros de Pesquisa da Embrapa, e não mais de seu estúdio, em Brasília. Outro destaque é a participação de novos parceiros no programa, como, por exemplo, ministérios, universidades e instituições de pesquisa e de extensão rural, assim como a criação de cinco quadros.

Continuar lendo

Embrapa e Boulevard Shopping promovem oficinas sobre Hortas em Pequenos Espaços

Foto: Henrique Carvalho

Foto: Henrique Carvalho

As hortaliças estão ao nosso redor, no mercado, na feira, na geladeira, no prato. Segundo o Anuário Brasileiro de Hortaliças 2014, o Brasil produz anualmente 18 milhões de toneladas, considerando 32 culturas. Então que tal aprender a plantar alface, coentro, salsinha, cebolinha, orégano, couve, hortelã e muito mais em pequenos canteiros disponíveis em casa? Nos dias 30 e 31 de maio, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Boulevard Shopping realizam, gratuitamente, oficinas sobre a produção de hortaliças em pequenos recipientes que podem ser colocados em quintais e varandas de casas e apartamentos.

Continuar lendo

O desafio do uso da água na agricultura brasileira

 

agua_embrapa

O conhecimento científico gerado nas últimas décadas comprova ser possível utilizar água na agricultura com racionalidade e sem desperdício. Diante da crise hídrica em regiões importantes do Brasil, é fundamental que a sociedade tenha acesso a este conhecimento. Aqui você encontrará soluções tecnológicas desenvolvidas ou adaptadas para diferentes biomas, que mostram como usar a água na produção vegetal e na criação animal.

Continuar lendo

Projeto propõe modelo inovador para governança da informação na Embrapa

blog

A Embrapa começa a trabalhar numa iniciativa inédita para organizar o grande volume de dados e informações resultantes das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Trata-se do projeto especial “Governança de Dados e da Informação para o Conhecimento na Embrapa (GovIE)”, anunciado oficialmente aos gestores no dia 6 de março pelo presidente da Embrapa, Maurício Lopes, por meio de videoconferência.

Coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica, em parceria com a Embrapa Informática Agropecuária, o projeto visa articular, integrar e organizar as ações relacionadas à gestão de dados e da informação na Empresa, em torno de um modelo único e sistêmico de gerenciamento. Continuar lendo

Promoção de Volta às Aulas na Livraria Embrapa

Até o final desse mês a Livraria Embrapa está com uma promoção de volta às aulas.
Todos as publicações impressas e DVDs estão com 30% de desconto!
E tem mais: em compras acima de R$ 20,00 o frete via PAC é gratuito.

Vale a pena dar uma conferida nos lançamentos ou naquele livro que você estava “namorando” =)

Promoção de volta às aulasVeja mais no site da Livraria: www.embrapa.br/livraria e depois conte pra nós sobre suas aquisições!

 

Prorrogadas as inscrições para o Prêmio Embrapa de Reportagem

evento_premio_reportagem2

As inscrições para o Prêmio Embrapa de Reportagem 2015 foram prorrogadas e podem ser feitas até o próximo dia 10 de março.  Em sua 13ª edição, o concurso irá premiar as melhores reportagens em quatro categorias – Impresso, Vídeo, Rádio e Internet – com o valor de R$ 15.000,00 (quinze mil reais) para o primeiro colocado em cada uma delas.

O tema dessa edição é “Uso Sustentável da Água na Agricultura”. A agricultura é reconhecida como a atividade humana que mais utiliza água, em especial para a irrigação, responsável por cerca de 70% do uso mundial do recurso, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). Mas estudiosos observam também que boa parte da água utilizada na agricultura volta a se integrar ao sistema hídrico por penetração no solo até os lençóis freáticos.

Valem reportagens veiculadas entre 1º de janeiro de 2014 e 15 de fevereiro de 2015. A reportagem inscrita pode ser produção individual ou em grupo.

Conforme consta no regulamento (Art. 14º), o material inscrito deve ser entregue em três vias. Os candidatos devem enviar também histórico descritivo de no máximo três mil caracteres em três vias, contextualizando a reportagem, e ficha de inscrição preenchida. Para as categorias vídeo e rádio é necessário o envio da prova de veiculação ou de atestado expedido pelo veículo de comunicação.

O regulamento está disponível em www.embrapa.br/premio-de-reportagem

Camila Sant’Ana
Secretaria de Comunicação da Embrapa – Secom

A Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria

“Parece uma brincadeira, mas não é não. (…) Quando a gente era mais novo, ficava com uma barriguinha (…), era cheia de verme, quase cobra, por não ter água e usar água de qualquer jeito para beber”. Realidades como essa, retratada por um dos sertanejos entrevistados neste videodocumentário, já não existem em muitas localidades do Semiárido. Aqui, você vai conhecer a atuação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) na primeira fase do Projeto Plano Brasil sem Miséria, do Governo Federal. Desde 2012, a Empresa, com seus técnicos e pesquisadores, atua em 14 Territórios da Cidadania, do Semiárido brasileiro, como apoio a ações de inclusão produtiva rural, como criação de galinhas caipiras, caprinos e ovinos; produção de grãos; processamento do queijo coalho; instalação de cisternas para agricultura familiar e de fossas sépticas; produção de informações e ações de comunicação comunitária.
“Eu tenho 24 anos, o que eu amadureci nesses oito meses valeu mais do que a minha vida inteira”, relata o técnico em extensão rural, Carlos Eduardo Mendes dos Santos, da Emplanta, empresa parceira da Embrapa no projeto, em Paulistana, no Piauí.

Esses e vários outros depoimentos você confere neste documentário produzido por Elias Rodrigues.

Vídeo para o Encontro Nacional de Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa – XX MET

Esta semana, a equipe do Prosa Rural (da Embrapa Informação Tecnológica) trabalhou na produção de um vídeo encomendado pela Embrapa Agroenergia. O desafio era produzir o vídeo em tempo recorde, a ser exibido nesta sexta-feira, 17 de outubro, em Fortaleza – CE.

E que desafio! O vídeo consumiu horas e horas de edição, com direito a alguns sutis efeitos especiais.

Trata-se de um vídeo de 7 minutos, que menciona brevemente a cidade de Brasília e convida para um grande evento que vai acontecer ano que vem. É o Encontro Nacional de Metodologias e Gestão de Laboratórios da Embrapa – XX MET.  A Embrapa Agroenergia sediará este encontro aqui em Brasília.MET_final

Desafio aceito, desafio vencido!! O jornalista Jorge Macau e a colega, também jornalista, Katia Marsicano assinam a produção, em conjunto com a jornalista da Embrapa Agroenergia, Daniela Collares.

A edição ficou a cargo do Macau, que contou com o apoio de alguns outros colegas da Embrapa Informação Tecnológica para finalizar a tarefa no prazo estipulado. Nosso muito obrigado a todos os que colaboraram nesta empreitada!

Confiram o vídeo do MET-2015 aqui abaixo!

Nature Genetics diz que trabalho da Embrapa é decisivo para o Brasil

A pesquisa desenvolvida na Embrapa acaba de ser citada no editorial da revista Nature Genetics. Confira abaixo a matéria sobre o assunto publicada pela Agência Fapesp,  no dia 8 de outubro de 2014.

timthumb.php

Revista Nature Genetics destaca pesquisa brasileira
08 de outubro de 2014

Agência FAPESP – A mais recente edição da revista Nature Genetics, publicada em setembro, destaca o crescimento da pesquisa genômica brasileira aplicada à agricultura e chama a atenção para a necessidade de se aumentar o impacto internacional dessa pesquisa.
A publicação relata a expansão da pós-graduação em agronomia, biologia molecular de plantas e em biotecnologia para exemplificar o crescimento da área no Brasil, mas alerta que a produção científica precisa priorizar o aumento do seu impacto na comunidade científica global para continuar a crescer.
“A publicação de pesquisas com impacto internacional será uma das chaves para manter e exportar o sucesso da sua aplicação na produtividade agrícola”, diz o editorial.
A Nature Genetics destaca também a participação de pesquisadores brasileiros em trabalhos colaborativos internacionais, como na pesquisa sobre diversidade de abelhas publicada na mesma edição da revista, no artigo A worldwide survey of genome sequence variation provides insight into the evolutionary history of the honeybee Apis mellifera.
Um dos autores do artigo é Zilá Luz Paulino Simões, professora na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e coordenadora do Projeto Temático “Análise causal do desenvolvimento de Apis melífera”, apoiado pela FAPESP.
De acordo com a Nature Genetics, “os genomas de abelhas africanizadas e sua maior resistência a doenças, além de vantagens reprodutivas e na defesa de colônias, podem ser de grande interesse científico para pesquisadores da América do Sul”.

Para a Nature Genetics, não há críticas quanto à produtividade dos biólogos brasileiros, mas a cobrança por muitas publicações em diferentes periódicos estaria comprometendo o aumento do impacto de suas pesquisas na comunidade internacional.

Continuar lendo