Oficinas de comunicação ampliam alcance dos resultados de projetos do Brasil Sem Miséria

Oficina reuniu representantes de diversas instituições de Alagoas e algumas de Sergipe – Foto: Ana Sandreana

Pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), agricultores, técnicos da extensão rural, radialistas, jornalistas e educadores participaram do segundo módulo da Oficina de Comunicação para Convivência com o Semiárido. A iniciativa é uma ação do “Projeto de Capacitação e Divulgação de Informações Tecnológicas em apoio à Inclusão Produtiva Rural no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)”, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com nove Unidades Descentralizadas do Nordeste, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Iniciado em 2014, o projeto deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017.

Continuar lendo

Público do Plano Brasil Sem Miséria participa de oficina de comunicação em Sergipe

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria nos Territórios da Cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realiza, de 4 a 6 de novembro, a segunda oficina Comunicação para Convivência com o Semiárido, em Canindé de São Francisco, Território Alto Sertão Sergipano.
Com público diversificado, envolvendo pesquisadores e jornalistas da Embrapa, radialistas, agricultores familiares, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e comunicadores de organizações não-governamentais, a oficina  reunirá cerca de 40 participantes. Também estarão presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Amanhecer FM de Canindé de São Francisco. A primeira oficina foi realizada em julho, no município de Igaci (AL), com o público do PBSM do Agreste Alagoano.

Continuar lendo

Embrapa Informação Tecnológica participa do Semiárido Show 2015

A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) participa, de 20 a 23 de outubro, de uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar da região Nordeste – a Semiárido Show 2015, que nesta edição irá trabalhar com três principais temas. O primeiro deles é Território, trazendo seminários e fóruns de debates sobre sustentabilidade e segurança, com comunidades rurais e originárias como quilombolas e indígenas. Os outros dois temas serão Água e Ecologia, debatendo assuntos como mudanças climáticas e sustentabilidade dos ecossistemas da região.

Continuar lendo

Embrapa realiza oficina de comunicação para público do Plano Brasil Sem Miséria

 

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) nos territórios da cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realizou a primeira oficina Comunicação e Convivência com o Semiárido, em Igaci (AL), Território Agreste Alagoano, de 13 a 15 de julho.

Com público diversificado, envolvendo pesquisadores, educadores e jornalistas da Embrapa, agricultores familiares, técnicos da Emater (AL) e comunicadores populares de organizações não-governamentais, a oficina  reuniu mais de 50 participantes. Também estiveram presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Sertãozinho FM, de Major Isidoro (AL), que transmite o programa desde 2004.

Continuar lendo