Oficinas de comunicação ampliam alcance dos resultados de projetos do Brasil Sem Miséria

Oficina reuniu representantes de diversas instituições de Alagoas e algumas de Sergipe – Foto: Ana Sandreana

Pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), agricultores, técnicos da extensão rural, radialistas, jornalistas e educadores participaram do segundo módulo da Oficina de Comunicação para Convivência com o Semiárido. A iniciativa é uma ação do “Projeto de Capacitação e Divulgação de Informações Tecnológicas em apoio à Inclusão Produtiva Rural no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)”, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com nove Unidades Descentralizadas do Nordeste, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Iniciado em 2014, o projeto deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017.

Continuar lendo

Conhecimento, tecnologias e ações para a transformação da realidade – Vídeo

Mais um trabalho concluído pela equipe de comunicação da Embrapa Informação Tecnológica.

É o terceiro vídeo sobre as ações do Plano Brasil Sem Miséria, com foco nos projetos desenvolvidos em 2015 pela Embrapa.

Vídeo sobre o Plano Brasil Sem Miséria

O vídeo intitulado Plano Brasil Sem Miséria: conhecimento, tecnologias e ações que estão mudando a realidade do agricultor familiar está disponível no site da Embrapa Informação Tecnológica e no youtube. Para assistí-lo acesse aqui.

Ficha técnica: Narração: Jorge Macau​; roteiro: Selma Beltrão e Antônio Heberlê; imagens: Elias Rodrigues e Rogério Monteiro; edição: Elias Rodrigues; artes gráficas: Joniel Sérgio.

 

Público do Plano Brasil Sem Miséria participa de oficina de comunicação em Sergipe

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria nos Territórios da Cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realiza, de 4 a 6 de novembro, a segunda oficina Comunicação para Convivência com o Semiárido, em Canindé de São Francisco, Território Alto Sertão Sergipano.
Com público diversificado, envolvendo pesquisadores e jornalistas da Embrapa, radialistas, agricultores familiares, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e comunicadores de organizações não-governamentais, a oficina  reunirá cerca de 40 participantes. Também estarão presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Amanhecer FM de Canindé de São Francisco. A primeira oficina foi realizada em julho, no município de Igaci (AL), com o público do PBSM do Agreste Alagoano.

Continuar lendo

Oficina de leitura do Projeto Minibibliotecas mobiliza lideranças comunitárias na Bahia

Foto: Mirane Costa

Foto: Mirane Costa

Líderes comunitários, professores de escolas públicas, agricultores, extensionistas, servidores públicos. Pessoas que percorreram longas distâncias de suas casas até o centro de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama, no interior da Bahia, para participarem das oficinas de capacitação do Projeto Minibibliotecas da Embrapa. Ao todo, as oficinas reuniram, nos dias 20 e 21 de outubro, 44 pessoas, incluindo servidores públicos de secretarias municipais de Agricultura e Educação, representantes de instituições localizadas no Território Velho Chico, contempladas pelo Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), as quais  receberam, em 2014,  kits de Minibibliotecas com o acervo de publicações da Embrapa e parceiros. Continuar lendo

Embrapa e MDA prorrogam prazo para envio de propostas de entidades que concorrerão a um kit Minibiblioteca

 -

Para levar mais Minibibliotecas a Territórios da Cidadania onde a Empresa tem atuação, a Embrapa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) firmaram parceria para a distribuição de 270 Minibibliotecas e Bibliotecas Rurais Arca das Letras. A Chamada Específica 001/2015 foi lançada em setembro e teve seu prazo prorrogado até 16 de novembro de 2015, para possibilitar a participação de um maior número de entidades.

Continuar lendo

Videodocumentário mostra ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria 2014

Maria Clara Guaraldo - Francisneire Castro e os artesanatos que produziu com a nova máquina de costura

Francisneire Castro e os artesanatos que produziu com a nova máquina de costura

Franscisneire Castro é moradora do Sítio Merejo, em Doutor Severiano, Rio Grande do Norte. Há cerca de dois anos, com a chegada da nova máquina de costura, financiada com recursos do Projeto de Inclusão Produtiva Rural do Plano Brasil Sem Miséria, ela transformou sua modesta produção de artesanato em um bom negócio para a família. Artigos como toalhas, colchas, almofadas rendadas, entre outros, podem ser vendidos até mesmo a partir de uma página de Facebook, criada para a divulgação dos produtos. Seu marido, o agricultor Alberto de Lima Castro, recebeu do projeto uma cisterna calçadão, conseguiu diversificar a produção da lavoura, e agora o casal vende o excedente da produção na feira. Trocar de profissão? Nem pensar. A agricultura tem garantido o sustento da família, complementado com a renda do artesanato.

Continuar lendo

Embrapa Informação Tecnológica participa do Semiárido Show 2015

A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) participa, de 20 a 23 de outubro, de uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar da região Nordeste – a Semiárido Show 2015, que nesta edição irá trabalhar com três principais temas. O primeiro deles é Território, trazendo seminários e fóruns de debates sobre sustentabilidade e segurança, com comunidades rurais e originárias como quilombolas e indígenas. Os outros dois temas serão Água e Ecologia, debatendo assuntos como mudanças climáticas e sustentabilidade dos ecossistemas da região.

Continuar lendo

Embrapa realiza oficina de comunicação para público do Plano Brasil Sem Miséria

 

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) nos territórios da cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realizou a primeira oficina Comunicação e Convivência com o Semiárido, em Igaci (AL), Território Agreste Alagoano, de 13 a 15 de julho.

Com público diversificado, envolvendo pesquisadores, educadores e jornalistas da Embrapa, agricultores familiares, técnicos da Emater (AL) e comunicadores populares de organizações não-governamentais, a oficina  reuniu mais de 50 participantes. Também estiveram presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Sertãozinho FM, de Major Isidoro (AL), que transmite o programa desde 2004.

Continuar lendo

Projeto leva oficinas de comunicação comunitária para público PBSM

Fotos: Adilson Nobrega e Maria Clara Guaraldo

Fotos: Adilson Nobrega e Maria Clara Guaraldo

Aliar ações de comunicação comunitária às de transferência de tecnologia nos projetos da Embrapa de inclusão produtiva rural junto a 14 Territórios da Cidadania do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) no Semiárido brasileiro. Esse é um dos desafios do projeto Ações de capacitação e de divulgação de informações tecnológicas para apoio à inclusão produtiva rural no Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), que entra em sua segunda fase de execução e começa este ano a realizar oficinas de comunicação comunitária para públicos do PBSM.

Continuar lendo

Embrapa e ASA discutem parceria para ações do Plano Brasil Sem Miséria

Foto: Maria Clara Guaraldo

Foto: Maria Clara Guaraldo

Aliar ações de comunicação comunitária às de transferência de tecnologia nos projetos de inclusão produtiva rural nos 14 Territórios da Cidadania do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) em que a Embrapa está presente. Esse foi um dos desafios que motivou o encontro no dia 2 de abril na Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju,SE) reunindo pesquisadores, comunicadores da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza,CE), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju,SE), Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e representantes de instituições que integram a Articulação no Semiárido Brasileiro (ASA), rede formada por organizações da sociedade civil que atuam na gestão e no desenvolvimento de políticas de convivência com a região semiárida.

Durante o encontro, Embrapa e ASA discutiram possíveis parcerias em ações de comunicação comunitária nos Territórios da Cidadania de Alagoas e Sergipe, a partir do Projeto Ações de Capacitação e de divulgação de informações tecnológicas para apoio à inclusão produtiva rural no Plano Brasil Sem Miséria que a Embrapa desenvolve desde 2014 com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Continuar lendo