Oficinas de comunicação ampliam alcance dos resultados de projetos do Brasil Sem Miséria

Oficina reuniu representantes de diversas instituições de Alagoas e algumas de Sergipe – Foto: Ana Sandreana

Pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), agricultores, técnicos da extensão rural, radialistas, jornalistas e educadores participaram do segundo módulo da Oficina de Comunicação para Convivência com o Semiárido. A iniciativa é uma ação do “Projeto de Capacitação e Divulgação de Informações Tecnológicas em apoio à Inclusão Produtiva Rural no Plano Brasil Sem Miséria (PBSM)”, desenvolvido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), em parceria com nove Unidades Descentralizadas do Nordeste, a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Iniciado em 2014, o projeto deverá ser concluído no primeiro semestre de 2017.

Continuar lendo

Público do Plano Brasil Sem Miséria participa de oficina de comunicação em Sergipe

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria nos Territórios da Cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realiza, de 4 a 6 de novembro, a segunda oficina Comunicação para Convivência com o Semiárido, em Canindé de São Francisco, Território Alto Sertão Sergipano.
Com público diversificado, envolvendo pesquisadores e jornalistas da Embrapa, radialistas, agricultores familiares, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e comunicadores de organizações não-governamentais, a oficina  reunirá cerca de 40 participantes. Também estarão presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Amanhecer FM de Canindé de São Francisco. A primeira oficina foi realizada em julho, no município de Igaci (AL), com o público do PBSM do Agreste Alagoano.

Continuar lendo

Embrapa Informação Tecnológica participa do Semiárido Show 2015

A Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) participa, de 20 a 23 de outubro, de uma das maiores feiras voltadas à agricultura familiar da região Nordeste – a Semiárido Show 2015, que nesta edição irá trabalhar com três principais temas. O primeiro deles é Território, trazendo seminários e fóruns de debates sobre sustentabilidade e segurança, com comunidades rurais e originárias como quilombolas e indígenas. Os outros dois temas serão Água e Ecologia, debatendo assuntos como mudanças climáticas e sustentabilidade dos ecossistemas da região.

Continuar lendo

Embrapa realiza oficina de comunicação para público do Plano Brasil Sem Miséria

 

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Manoel Rogério, o agricultor cuja propriedade foi visitada pelo público da oficina

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) nos territórios da cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realizou a primeira oficina Comunicação e Convivência com o Semiárido, em Igaci (AL), Território Agreste Alagoano, de 13 a 15 de julho.

Com público diversificado, envolvendo pesquisadores, educadores e jornalistas da Embrapa, agricultores familiares, técnicos da Emater (AL) e comunicadores populares de organizações não-governamentais, a oficina  reuniu mais de 50 participantes. Também estiveram presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Sertãozinho FM, de Major Isidoro (AL), que transmite o programa desde 2004.

Continuar lendo

Prosa Rural é ferramenta de combate à miséria

Segunda edição do encontro Prosa em Sintonia, em Salvador (BA), ressalta a importância do programa de rádio da Embrapa na eliminação da situação de extrema pobreza no Brasil

Ainda existem no Brasil mais de 16 milhões de pessoas que sobrevivem com menos de R$70,00 mensais. Elas são enquadradas na situação de pobreza extrema e uma das mais eficazes ferramentas de que o Governo Federal lança mão para mudar esse quadro é o programa de rádio da Embrapa, o Prosa Rural. Foi o que revelou Mônica Schröder, assessora especial da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), durante o 2º Prosa em Sintonia – Encontro de Rádios Parceiras do Prosa Rural, realizado de 22 a 25 de novembro, em Salvador (BA). Continuar lendo