Embrapa reedita títulos sobre queijo de sua Coleção Agroindústria Familiar

A Embrapa relança, em 2ª edição, atualizada, três títulos, sobre queijo, de sua Coleção Agroindústria Familiar: “Queijo mussarela”, “Queijo minas frescal” e “Queijo parmesão”.

Assim como todos os títulos da Coleção Agroindústria Alimentar, os manuais ora reeditados resultam da parceria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília-DF) com a Embrapa Agroindústria de Alimentos (Rio de Janeiro-RJ), e trazem, em linguagem simples e didática, informações essenciais sobre o processamento industrial de algumas matérias-primas – como leite, frutas, hortaliças, cereais e leguminosas –, que, no caso desses três títulos, é o queijo.

Obtido a partir da coagulação do leite e a posterior retirada do soro, o queijo é um concentrado protéico-gorduroso bastante consumido no Brasil, e, portanto, um alimento com grande demanda no mercado. Contudo, sua fabricação é uma arte que, independentemente do grau de industrialização, ou do nível tecnológico, requer do queijeiro vários cuidados em cada etapa de sua produção, para que obtenha um produto de boa qualidade.

Dai a importância da atualização, em nova edição, desses três manuais da Coleção Agroindústria Alimentar, cujo objetivo comum é apresentar de forma detalhada e descomplicada, a pequenos produtores, empresários rurais e demais interessados, todas as etapas, principais controles e boas práticas da produção queijeira.

Exemplares da 2ª edição dos títulos Coleção Agroindústria Alimentar: queijo mussarela, Coleção Agroindústria Alimentar: queijo parmesão, e Coleção Agroindústria Alimentar: queijo minas frescal podem ser adquiridos na Livraria Embrapa – site www.embrapa.br/livraria, fone (61) 3448-4236 ou fax (61) 3448-2494 – pelo preço unitário de R$ 18,00.

Isabel Almeida (MTb 4226/DF)
Embrapa Informação Tecnológica
informaçao-tecnologica.imprensa@embrapa.br

Telefone: (61) 3448-4590

 

 

 

A importância do rádio

A ABERT publicou em seu boletim semanal nº 284 de dezembro, a importância do radinho de pilha em catástrofes, como a que ocorreu recentemente em Santa Catarina. Vale a leitura. Fonte: www.abert.org.br.

radio_pilha

 

 

 

 

 

 

DCTV e Prosa Rural divulgam resultados da seleção dos editais 2017

As propostas que irão compor a grade de programação de 2017 do Prosa Rural e do Dia de Campo na TV (DCTV) já foram selecionadas. Ao todo, os dois programas receberam, juntos, 206 propostas, das quais 134 foram enviadas para o Prosa Rural e 74 para o DCTV.  Do total, foram selecionadas 127 propostas de temas para o programa radiofônico, e 45 para o de televisão. Participaram do processo de seleção 39 Unidades Descentralizadas e duas Organizações Estaduais de Pesquisa Agropecuária (Oepas).

A contribuição das Unidades foi bastante diversificada para ambos os programas, incluindo temas relacionados aos sistemas agroflorestais, à integração-lavoura-pecuária-floresta (ILPF), ao uso de plantas de cobertura e técnicas para melhorar a produtividade, à convivência com o Semiárido, à preservação de abelhas como garantia da biodiversidade, aos cultivos de orgânicos e plantio de cultivares melhoradas, à revitalização do rio São Francisco, ao bem-estar animal, entre outros.

Como em todos os anos, a seleção das propostas para o Prosa Rural levou em consideração o interesse de ouvintes das regiões onde os temas serão veiculados e sua relação com o contexto local. E, no caso da seleção para a grade do DCTV, foram observados os critérios do ineditismo e da apresentação de pré-roteiro.

“O comitê registrou uma melhora significativa na qualidade das propostas apresentadas nos pré-roteiros, pelo que agradecemos. Mais de dez propostas foram avaliadas com pontuação máxima. Por isso, aproveito para parabenizar todos que participaram desse processo. Além disso, há em algumas propostas não selecionadas para matéria principal muitos temas interessantes, passíveis de aproveitamento nos quadros ‘Repórter em Campo’ e ‘Sempre em Dia'”, destacou a supervisora do DCTV, Valéria Costa.

Para Nilo Falcão, supervisor do Prosa Rural, os resultados demonstram o compromisso das Unidades em levar o resultado da pesquisa ao pequeno agricultor. “Novamente, a união de esforços resultou em excelentes propostas, o que garantirá a continuidade do nosso compromisso de apresentar pelo rádio, ao homem do campo, tecnologias Embrapa acessíveis, de fácil aplicação e baixo custo”.

A nova programação do DCTV e do Prosa Rural começará em março. No caso do Prosa, os meses de janeiro e fevereiro serão dedicados à exibição de programas que foram destaque em 2016. Para conhecer a grade completa do Prosa Rural em 2017, acesse aqui. A equipe do DCTV ainda está finalizando a organização da grade, e disponibilizará os resultados em sua página online nos próximos dias.

Com 18 anos de existência, o DCTV é exibido por 56 emissoras parceiras comerciais, regionais, públicas e educativas, das quais quatro são de abrangência nacional, e está disponível aqui.

O Prosa Rural, programa de rádio que conta com uma rede parceira de 1.800 rádios nacionais, retransmissoras de seus conteúdos, está há 12 anos no ar e encontra-se disponível aqui.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Como realizar postagens no Blog Prosa em Sintonia?

O “Prosa em Sintonia” preparou um videotutorial especialmente voltado para os colaboradores deste blog.  Por meio deste tutorial em vídeo, os comunicadores inscritos no blog e que necessitarem de instruções básicas, podem aprender a fazer postagens neste espaço: os passos fundamentais, desde o “login” no blog até a inserção de imagens em artigos.

Tela do Blob

O blog “Prosa em Sintonia” utiliza a plataforma WordPress, muito intuitiva quando se trata de criar postagens em blogs.

O videotutorial foi criado pelo jornalista Jorge Macau, com o apoio do técnico Amilton Gontijo, e está disponível para visualização no Canal da Embrapa no Youtube.

Embrapa lança livro sobre conhecimento tradicional

colecao - povos tradicionais - vol1 - DIVULGACAO2O conhecimento tradicional é um grande indicador do grau de integração da evolução cultural do homem com o ambiente através de processos contínuos e dinâmicos, gerando conhecimentos. Manifesta-se por meio da arte, das práticas artesanais, das práticas agrícolas, dos costumes, de vestimentas, da criação de instrumentos de trabalho e nos hábitos alimentares, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional e o meio ambiente.

Em um contexto de crise como a que a sociedade humana enfrenta tende a favorecer a maior interação da ciência e de suas instituições com os sistemas de saberes dos povos indígenas e das comunidades tradicionais.

O paradigma da interação entre conhecimento tradicional e conhecimento científico é abordado na publicação Conhecimento Tradicional: conceitos e marco legal, que compõe o volume 1 da Coleção Povos e Comunidades Tradicionais, lançada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF). O livro apresenta uma contribuição ao debate teórico e conceitual sobre o tema, por meio da reflexão de pesquisadores e acadêmicos de campos diversos do conhecimento, como antropologia, sociologia, biologia, ecologia, agronomia, economia, direito. Continuar lendo

Produção de silagem de alta qualidade de sorgo forrageiro

Logo_DCTV_Vertical-1O programa Dia de Campo na TV fala sobre a cultura do sorgo, que contribui com 12% da área cultivada para produção de silagem no Brasil. Várias plantas forrageiras podem ser ensiladas, mas as culturas do milho e do sorgo são as mais usadas nesse processo, porque são cereais fáceis de cultivar e suas plantas apresentam bom rendimento e qualidade para silagem. Continuar lendo

Uso de Topsoil na restauração da vegetação nativa do Cerrado

Logo_DCTV_Vertical-1O programa Dia de Campo na TV mostra como o Topsoil ajuda na restauração da vegetação nativa do Cerrado. Topsoil ou camada superficial do solo é o material resultante do decapeamento da camada superficial, até 40 cm de espessura do solo de uma área suprimida e que contém uma mescla de banco de sementes, raízes e fauna do solo. Para ser considerada como Topsoil, a terra deve ter sido retirada de vegetação nativa, Continuar lendo

Ano internacional das leguminosas

Logo_DCTV_Vertical-1O programa Dia de Campo na TV especial mostra por que a Organização das Nações Unidas-ONU declarou o ano de 2016 como o Ano Internacional das Leguminosas, mobilizando as nações de todo o mundo para uma grande campanha de combate à desnutrição. Segundo a Organização Mundial de Saúde-OMS, a cada ano, quase quatro milhões de pessoas morrem por causa da desnutrição. As leguminosas são uma categoria especial de grãos e representam a esperança de mais nutrição e saúde, segurança alimentar e sustentabilidade ambiental em todo o planeta. Continuar lendo

Estudantes da UnB conhecem a Comunicação da Embrapa

Mais de 18 estudantes do curso de Comunicação Organizacional da Universidade de Brasília (UnB) conheceram, no dia 15/4, as instalações da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e visitaram os estúdios do Dia de Campo na TV (DCTV) e do Prosa Rural, além da Livraria Embrapa. Continuar lendo

Embrapa promove curso on-line sobre o Portal de Periódicos da Capes

A Embrapa disponibiliza curso on-line a todos os empregados, por meio de convênio de acesso ao Portal de Periódicos da Capes – biblioteca virtual que reúne o melhor da produção científica internacional. O Portal possui acervo de mais de 38 mil títulos de periódicos com texto completo, 126 bases referenciais, 11 bases dedicadas exclusivamente a patentes, além de livros, enciclopédias e obras de referência, normas técnicas, estatísticas e conteúdo audiovisual. Continuar lendo