Programa especial Ano Internacional dos Solos

index.phpTecnologias para cuidados com o solo é tema do Dia de Campo na TV. O solo é um insumo fundamental para o desenvolvimento humano e, apesar de toda a sua importância, esse recurso natural está sob risco: estima-se que, nos últimos 50 anos, a quantidade de terra agricultável per capita diminuiu cerca de 50% no mundo e cerca de 33% das terras são afetadas pela erosão. No Brasil, a situação não é diferente: as perdas anuais de solo chegam a 500 milhões de toneladas de terra e cerca de 8 milhões de toneladas de nitrogênio, fósforo e potássio. Atenta a esse cenário a ONU – Organização das Nações Unidas –  declarou 2015 como Ano Internacional dos Solos.

Mas não é apenas o produtor rural, seja ele grande ou pequeno, que depende do solo. Esse recurso natural é o suporte da vida. Estoca água e recicla nutrientes, sequestra carbono e abriga cerca de 25% da biodiversidade do planeta. Segundo Daniel Perez, chefe-geral da Embrapa Solos, “essas perdas têm impacto direto na economia, em razão do maior custo dos alimentos causado pela reposição dos nutrientes no solo para manter a produtividade, e nos recursos naturais, pela contaminação da água”.

Há mais de 30 anos as pesquisas da Embrapa mostram os caminhos para cuidados com o solo que começam com a identificação do solo no campo e a coleta de amostras. A porção de terra coletada é levada para o laboratório, onde suas características físicas e químicas, além da composição mineral, são determinadas. Com as informações definidas sobre o solo coletado é possível determinar qual cultura se adapta melhor ao plantio em cada região e essa informação é fundamental para a elaboração de um zoneamento da área a ser utilizada.

O Zoneamento Agroecológico possibilita ao produtor minimizar os riscos relacionados aos fenômenos climáticos e permite a cada município identificar a melhor época de plantio das culturas, nos diferentes tipos de solo e ciclos de cultivares. A análise de solo é importante para uso na agricultura de precisão, com tecnologia da Rede FertBrasil que ajuda na aplicação diferenciada de fertilizantes, com base nas propriedades do solo para obter maior eficiência dos fertilizantes e a consequente redução da importação desse insumo.

A pesquisa em solo também atende ao pequeno produtor, em regiões onde a convivência com a seca faz parte do cotidiano com a barragem subterrânea, uma tecnologia popular de captação da água da chuva. Ela proporciona a produção de água para a atividade agropecuária, diminuindo os riscos da agricultura dependente de chuva. A barragem está presente em todos os estados do Semiárido, incluindo o norte de Minas Gerais.

Outra tecnologia aperfeiçoada pela Embrapa é a compostagem, a prática que procura dar um destino ecologicamente correto aos resíduos da produção de hortaliças. E para avaliar a situação do plantio direto no Brasil, a Embrapa criou a Rede Solo Vivo, sistema que permite uma avaliação do ambiente para irrigação, cruzando informações do solo, da água, da planta e do sistema de irrigação escolhidos. O tomate ecologicamente cultivado – Tomatec –, outra tecnologia desenvolvida pela Embrapa, é um sistema de produção que tem por objetivo o melhoramento do cultivo do tomate de mesa por meio de práticas agroecológicas.
O Dia de Campo na TV Especial Ano Internacional dos Solos foi produzido pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF) em parceria com a Embrapa Solos (Rio de Janeiro/RJ), Unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Assista ao programa:
Canal Rural (Net/Sky) – sexta-feira, às 9h
NBR (TV do Governo Federal) – domingo, a partir das 8h
TV Câmara – domingo, às 9h
Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv
Acesso aos programas: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv/buscar-videos
Confira a relação de TVs parceiras que transmitem o programa Dia de Campo na TV: https://www.embrapa.br/dia-de-campo-na-tv/onde-assistir
O programa em DVD é vendido pela Livraria Embrapa no site www.embrapa.br/livraria e também por telefone (61) 3448-4236  ou  3340-9999

Mais informações:
Embrapa Solos
https://www.embrapa.br/solos
Carlos Dias (20395 MTb RJ)
cnps.nco@embrapa.br
Telefone: (21) 2179-4579

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *