Videodocumentário mostra ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria 2014

Maria Clara Guaraldo - Francisneire Castro e os artesanatos que produziu com a nova máquina de costura

Francisneire Castro e os artesanatos que produziu com a nova máquina de costura

Franscisneire Castro é moradora do Sítio Merejo, em Doutor Severiano, Rio Grande do Norte. Há cerca de dois anos, com a chegada da nova máquina de costura, financiada com recursos do Projeto de Inclusão Produtiva Rural do Plano Brasil Sem Miséria, ela transformou sua modesta produção de artesanato em um bom negócio para a família. Artigos como toalhas, colchas, almofadas rendadas, entre outros, podem ser vendidos até mesmo a partir de uma página de Facebook, criada para a divulgação dos produtos. Seu marido, o agricultor Alberto de Lima Castro, recebeu do projeto uma cisterna calçadão, conseguiu diversificar a produção da lavoura, e agora o casal vende o excedente da produção na feira. Trocar de profissão? Nem pensar. A agricultura tem garantido o sustento da família, complementado com a renda do artesanato.

Essa e outras histórias de agricultores podem ser conhecidas no videodocumentário Ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria 2014, lançado durante o Seminário Acadêmico Agrobiodiversidade do Nordeste, no dia 22 de setembro de 2015, no “Semiárido Show”. O documentário foi apresentado também aos líderes dos Projetos Territoriais e Transversais do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), no mesmo dia, por ocasião da reunião de avaliação do projeto realizada na Embrapa Semiárido (Petrolina, PE).
Com 74 minutos de duração (versão longa) e 10 minutos (versão resumida), o documentário é resultado da parceria da Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT), e das oito Unidades Descentralizadas da Empresa da região Nordeste, além da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).
“Esse documentário não teria sido possível sem o apoio das Unidades envolvidas no Plano Brasil Sem Miséria, pois coube a elas mapear as experiências e nos oferecer condições para realizar as filmagens”, destaca Selma Beltrão, gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica. Para Selma, mais do que apresentar os resultados do projeto, o documentário retrata a história de vida dos agricultores e como a metodologia do PBSM provocou mudanças comportamentais na forma de atuarem e pensarem em seus territórios.
Além das experiências dos agricultores, o videodocumentário traz depoimentos do presidente da Embrapa, Maurício Lopes; do diretor-executivo de Transferência de Tecnologia, Waldyr Stumpf; do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias; e da ministra do Desenvolvimento Social (MDS), Tereza Campello.
​”O Brasil Sem Miséria foi um grande esforço, uma organização diferente do Estado Brasileiro para chegar de forma eficiente e real a quem é mais pobre”, enfatiza Tereza Campello em entrevista concedida ao documentário.
“Estamos chegando nesse terceiro ano satisfeitos por ter atingido nossos objetivos. E o programa não para”, destaca Waldyr Stumpf em uma de suas falas para o vídeo. Patrus Ananias, em seu depoimento, lembrou que além de apoiar os projetos de inclusão produtiva rural, outro desafio do MDA é implantar efetivamente a reforma agrária e assentar todas as famílias que estão hoje acampadas no Brasil.
Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria
Desde 2012, a Embrapa atua em 14 Territórios da Cidadania executando as ações do eixo de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria. Pesquisadores, analistas e técnicos passaram a fazer parte do dia a dia das famílias, levando a elas informações e cursos de capacitação sobre as tecnologias desenvolvidas pela Empresa e seus parceiros, as quais contribuem para a melhor convivência com o Semiárido.
“Esses projetos buscaram focar temas importantes como boas práticas de produção animal, produção de alimentos para que as comunidades pudessem suportar o período mais seco do ano, acúmulo e manejo da água, quintais produtivos, várias técnicas e práticas já comprovadas, que dão apoio e suporte extraordinários às comunidades”, destaca o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, em sua entrevista concedida ao vídeo.
Esse é o segundo videodocumentário de ações da Empresa em contribuição ao Plano Brasil Sem Miséria. O primeiro foi produzido em 2012 e também está disponível no Canal da Embrapa no Youtube. Para o diretor do filme, Elias Rodrigues, da Embrapa Informação Tecnológica, o vídeo representou uma grande oportunidade de estar mais próximo dos agricultores do Semiárido brasileiro e conhecer melhor sua realidade. “Sempre gostei dessa proximidade com agricultores familiares, pois poder ouvir suas histórias é bastante motivador e inspirador do ponto de vista de um trabalho documental”, complementa o editor.
Para conhecer o videodocumentário Ações da Embrapa no Plano Brasil Sem Miséria 2014 acesse aqui.
 Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica
Telefone: 61 – 3448 – 2493

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *