Público do Plano Brasil Sem Miséria participa de oficina de comunicação em Sergipe

Com o objetivo de aumentar a participação e o envolvimento das comunidades rurais na elaboração e divulgação de informações sobre o Plano Brasil Sem Miséria nos Territórios da Cidadania, a Embrapa, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), realiza, de 4 a 6 de novembro, a segunda oficina Comunicação para Convivência com o Semiárido, em Canindé de São Francisco, Território Alto Sertão Sergipano.
Com público diversificado, envolvendo pesquisadores e jornalistas da Embrapa, radialistas, agricultores familiares, técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), e comunicadores de organizações não-governamentais, a oficina  reunirá cerca de 40 participantes. Também estarão presentes rádios parceiras do Prosa Rural (o programa de rádio da Embrapa) como a Amanhecer FM de Canindé de São Francisco. A primeira oficina foi realizada em julho, no município de Igaci (AL), com o público do PBSM do Agreste Alagoano.

“As oficinas de comunicação favorecem a socialização de experiências e o intercâmbio de conhecimentos entre a pesquisa, a extensão e a agricultura familiar”, destaca o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Fernando Fleury Curado e responsável pela implementação dos projetos de inclusão produtiva rural no território Agreste Alagoano. Para ele, os processos de comunicação favorecem a articulação da Embrapa em rede com outras instituições que também desenvolvem tecnologias importantes para o Semiárido.
Durante o evento, o público terá a oportunidade de participar de uma oficina de sistematização de experiências da agricultura familiar e outra de produção radiofônica, onde o foco será a produção de informações que contribuam para o desenvolvimento local e também para o fortalecimento da agricultura.  Para isso, serão realizadas visitas a projetos de inclusão produtiva rural do Plano Brasil Sem Miséria, apoiados pela Embrapa.
Além das oficinas, os participantes também terão a oportunidade de conheceram o Projeto Minibibliotecas e o Prosa Rural, projetos coordenados pela Embrapa Informação Tecnológica, a Agência de Notícias do Território Alto Oeste Potiguar, coordenada pela Embrapa Agroindústria Tropical, e a estratégia de atuação da Rede de Comunicadores da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), em Sergipe.
Projeto mais amplo
A oficina integra o projeto Ações de Capacitação e de Divulgação de Informações tecnológicas para apoio à inclusão produtiva rural no PBSM, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE), Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral, CE) e Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG).
O projeto é executado em três dimensões – educação, comunicação e produção de materiais informativos. Já foram capacitados 410 profissionais, sendo 100 radialistas em oficinas para rádios comunitárias; 40 em oficina de comunicação e 270 educadores e extensionistas, em ações de educação e de mediação para uso do kit de Minibibiliotecas. Todas as ações são realizadas em parceria com as Unidades do Nordeste e a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG) e contam com o apoio do Departamento de Transferência de Tecnologia (DTT) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Também este ano, as Unidades do Nordeste e de Minas Gerais iniciaram os chamados projetos transversais do PBSM, que têm como objetivos capacitar as comunidades para o melhor aproveitamento e uso da água de cisternas tanto para o consumo humano quanto para a produção; o incremento da renda com a criação de pequenos animais e a produção de manivas-semente.
“Nossa expectativa é fortalecer as ações da Embrapa junto ao público da agricultura familiar nos territórios para que possam ser melhor apropriadas pelos agricultores, conforme suas realidades locais”, destaca a gerente-geral da Embrapa Informação Tecnológica e líder do Projeto, Selma Beltrão.
 Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: 61 – 3448 – 2493

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *