Oficina de leitura do Projeto Minibibliotecas mobiliza lideranças comunitárias na Bahia

Foto: Mirane Costa

Foto: Mirane Costa

Líderes comunitários, professores de escolas públicas, agricultores, extensionistas, servidores públicos. Pessoas que percorreram longas distâncias de suas casas até o centro de Bom Jesus da Lapa e de Ibotirama, no interior da Bahia, para participarem das oficinas de capacitação do Projeto Minibibliotecas da Embrapa. Ao todo, as oficinas reuniram, nos dias 20 e 21 de outubro, 44 pessoas, incluindo servidores públicos de secretarias municipais de Agricultura e Educação, representantes de instituições localizadas no Território Velho Chico, contempladas pelo Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), as quais  receberam, em 2014,  kits de Minibibliotecas com o acervo de publicações da Embrapa e parceiros.

“O desafio dessas pessoas agora é mobilizar a comunidade para usar o acervo, que traz informações importantes sobre tecnologias Embrapa de baixo custo e de fácil aplicação à realidade local dos agricultores”, destaca a educadora Marluce Freire, responsável pelas oficinas. Para Marluce, um dado interessante foi o fato de a turma de Bom Jesus da Lapa compor-se  basicamente por professores de escolas públicas. “O que nos permitiu  trabalhar o acervo da Embrapa com foco na escola, de acordo com os principais Parâmetros Curriculares Nacionais nas áreas de Ciências da Natureza, de Educação Ambiental, de Ética e Cidadania e de Desenvolvimento Local”, complementa.

Foto: Mirane Costa

Foto: Mirane Costa

Ao final das oficinas, os participantes puderam refletir sobre  diversas maneiras de explorar o acervo da Embrapa, como, por exemplo, em debates sobre receitas e como resgatar as tradicionais culinárias locais; em mesas redondas para a discussão de como montar uma pequena agroindústria em suas comunidades, além de outros temas presentes no acervo das Minibibliotecas, que podem ser adaptados às realidades locais.

Um pouco da história

Promover reflexões sobre “que leitor sou eu?”, apresentar as publicações do acervo que compõe o kit de Minibibliotecas, conversar sobre as realidades locais e, principalmente, dialogar com os participantes sobre estratégias para que as comunidades façam um  bom aproveitamento do acervo em apoio às ações produtivas locais do Plano Brasil sem Miséria: esses os objetivos das capacitações de mediadores das Minibibliotecas que a Embrapa Informação Tecnológica vem promovendo desde 2013.

De lá para cá, já foram capacitados mais de 500 participantes, entre  educadores, líderes comunitários, extensionistas e agricultores familiares dos 14 Territórios da Cidadania atendidos pelo Plano Brasil sem Miséria no Semiárido brasileiro. As capacitações envolvem parcerias com todas as Unidades de pesquisa da Embrapa no Nordeste, assim como com a Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas, MG), todas elas atuantes em ações da Empresa de apoio ao PBSM.

E, aos poucos, os resultados vão se tornando conhecidos, como pode ser conferido em vários depoimentos, como, por exemplo, o da agricultora Cátia Virgínia Machado Bastos, uma das mais ativas participantes da oficina de Cafarnaum, na Bahia, realizada em novembro de 2014. Moradora da zona rural de Uibaí, Cátia conhece várias publicações da Embrapa, especialmente as da Coleção 500 Perguntas, 500 Respostas. Ela baixa os livros pela internet e, depois, junto com a família, estuda a melhor maneira de promover melhorias na área cultivada da propriedade.

A professora Neidete Souza Mata Sodré, do Colégio Municipal Dois de Julho, em Ibotirama, que acabou de participar da capacitação no Território Velho Chico, tem em mente muitos planos para o uso do acervo: “realizar atividades com os livros, CDs e DVDs na associação de moradores do meu bairro”, explica. Com a mesma opinião, o professor Wagner Marques Silva, da Escola Municipal Professor Josino Pereira Dias, de Bom Jesus da Lapa, diz que, inspirado na capacitação que recebeu, vai apresentar um projeto socioambiental junto às secretarias de Educação e de Agricultura do município.

Redação:

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica
informação-tecnologica.imprensa@embrapa.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *