MDA e Embrapa iniciam entrega de kits de Minibibliotecas e Arca das Letras para entidades que participaram da Chamada 2015

Minibibliotecas e Arca das Letras começam a ser entregues nos territórios atendidos pelo PBSM

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por intermédio do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), iniciaram a entrega de kits conjuntos das Minibibliotecas e Arca das Letras para as entidades que concorreram à Chamada Específica 001/2015 destinada a atender municípios localizados em Territórios da Cidadania onde a Embrapa tem atuação, no âmbito do Plano Brasil Sem Miséria (PBSM), no Semiárido brasileiro.

 Serão distribuídos, até o final de maio, 270 kits compostos por: publicações impressas (livros e cartilhas da Embrapa); material audiovisual, como vídeos do programa Dia de Campo na TV e áudios do programa Prosa Rural; e um conjunto de publicações (didáticas e literárias) das Bibliotecas Rurais Arcas das Letras/MDA (13 livros infantis, 18 livros de literatura  jovem-adulto,  e nove livros didáticos do 1º ao 5º ano). Para cada acervo será enviada também uma estante para o acondicionamento dos materiais.

O Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras, em parceria com as Delegacias Federais de Desenvolvimento Agrário, coordenou a mobilização das comunidades rurais nos territórios. Organizações governamentais e não governamentais submeteram propostas de projetos de incentivo à leitura e/ou de inclusão produtiva rural, com ações específicas de uso dos acervos em suas comunidades, principalmente para jovens rurais e agricultores familiares.

Entrega – Já foram entregues, até o momento, kits para os Territórios Agreste Alagoano (AL), Borborema (PB), Alto Oeste Potiguar e Seridó (RN). Em Alagoas, receberam kits de Minibibliotecas 11 comunidades localizadas em Junqueiro, Olho D’Água Grande e Arapiraca (Território Agreste Alagoano). No Território Borborema (PB), o acervo foi entregue para 16 comunidades de Serraria, Montadas, Borborema e São Sebastião de Lagoa da Roça.

No Rio Grande do Norte, receberam os kits comunidades dos municípios de Água Nova, Alexandria, Luís Gomes, Pau dos Ferros, Pilões, Portalegre, José da Penha, Riacho de Santana, São Miguel, Marcelino Martins, Tenente Ananias, Francisco Dantas, Serrinha dos Pintos, Tabuleiro Grande, São Francisco do Oeste e Paraná (Território Alto Oeste Potiguar). E Carnaúba do Dantas, Acari e São João do Sabugi (Território Seridó).

A Coordenação do Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras está trabalhando na articulação do cronograma para realizar entregas dos kits aos estados do Ceará, Sergipe, Pernambuco, Piauí e Bahia, para os próximos meses.

Brasil sem Miséria – Desde 2012, a Embrapa, com o apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), atua em parceria com órgãos estaduais e municipais de extensão rural em 14 Territórios da Cidadania com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar, a partir da implantação de tecnologias que visam à inclusão produtiva rural dos agricultores. A expectativa é a de que os conteúdos das publicações e dos materiais audiovisuais das Minibibliotecas possam ampliar o acesso às informações sobre as tecnologias e os resultados da pesquisa agropecuária para agricultores e comunidades rurais. Outra abordagem é despertar o interesse das comunidades pelo hábito da leitura. Acesse aqui e saiba mais sobre as Minibibliotecas da Embrapa.

IMG-20160224-WA0008Agentes de leitura – Um dos desdobramentos da parceria entre o Programa Bibliotecas Rurais Arca das Letras e as Minibibliotecas é a capacitação dos agentes de leitura, pessoas indicadas pela comunidade e que demonstrem interesse pela promoção de ações culturais e de incentivo à leitura, se predispondo a atuar de forma voluntária e estimulando a participação de mais integrantes da comunidade quanto ao uso do acervo.

O Arca das Letras considera o agente a peça chave para a articulação da biblioteca com as comunidades. Eles recebem capacitação quanto aos procedimentos metodológicos em relação aos cuidados com os livros e aos empréstimos, além de dicas sobre como mobilizar a comunidade em prol de ações culturais. A parceria entre as Minibibliotecas da Embrapa e a Arca das Letras tem possibilitado a inclusão, pelo MDA, em sua metodologia de capacitação dos agentes de leitura de reflexões sobre que leitor sou eu? e como posso incentivar minha comunidade a ler mais; e de que maneira os conteúdos das publicações técnicas da Embrapa podem colaborar com as atividades agrícolas já desenvolvidas pelos agricultores e suas famílias.

Confira aqui os municípios que já receberam as Minibibliotecas pela Chamada Específica 001/2015.

Maria Clara Guaraldo (MTb 5027/MG)
Embrapa Informação Tecnológica

Telefone: 61 – 3448 – 2493

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *