Melhores projetos da Ação Educativa CCWeb e Embrapa & Escola são premiados em Brasília

 

foto: Daniely LIma

foto: Daniely LIma

 

Estudantes, professores e representantes das Unidade Descentralizadas, responsáveis pelos melhores projetos da Ação Educativa 2013-2014, foram premiados em um momento especial das comemorações de aniversário da Embrapa,  dia  24 de abril. A iniciativa mobilizou 19 instituições de ensino e 2 mil estudantes de todas as regiões brasileiras, que, durante quase um ano, se envolveram na elaboração de programas que conciliassem pesquisa à realidade local e com benefícios comunitários. A cerimônia que premiou os sete projetos, um dos quais menção honrosa, ocorreu, às 11h30, no Pavilhão Ciência para a Vida, na sede da Embrapa, em Brasília, DF.

Resultado da parceria entre os projetos Contando Ciência na Web, coordenado pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF), e Embrapa & Escola, coordenado pela Secretaria de Comunicação (Secom), a estratégia inédita teve como objetivo estimular o desenvolvimento de projetos relacionados a tecnologias da Empresa, em escolas localizadas em todas as regiões do País. Serão premiados os seguintes projetos:

– Região Nordeste: Projeto Elaboração de hortas e pomares frutíferos – Escola Municipal Aldenor Pereira dos Santos, desenvolvido com o apoio da Embrapa Agroindústria Tropical (Fortaleza, CE)

Região Norte: Projeto Cultivo e utilização da banana na Escola São Camilo – Escola Estadual de Ensino Fundamental São Camilo, desenvolvido com o apoio da Embrapa Acre (Rio Branco, AC).

Região Sudeste: Projeto Uso de plantas medicinais para prevenção e combate às diversas doenças – Escola Municipal Oscarlina Pires Turato, desenvolvido em parceria com a Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP).

Região Sul: Projeto Diminuição e reaproveitamento de resíduos e agricultura caseira – Escola Pinheiros, desenvolvido com o apoio da Embrapa Soja (Londrina, PR).

Região Centro-Oeste: Projeto Boas práticas agropecuárias – Escola Municipal Orlandina Oliveira Lima, elaborado em parceria com a Embrapa Gado de Corte (Campo Grande, MS); e Projeto Cultivo de cogumelo pela técnica JunCao – Centro Integrado de Ensino Fundamental Polivalente, desenvolvido com o apoio da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia (Brasília, DF).

Menção honrosa: Projeto Horta como recurso didático e interdisciplinar na Escola Municipal Tengatuí – Escola Municipal Indígena Tengatuí Marangatu, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agropecuária Oeste (Dourados, MS)

O vídeo institucional, produzido a partir de fotos e imagens feitas pelas equipes em cada escola, mostrando o envolvimento da comunidade escolar, foi apresentado na área de exposição do evento, no mesmo local dos painéis com as fotografias dos trabalhos das instituições responsáveis pelos melhores trabalhos. A produção do vídeo foi do editor e jornalista Elias Rodrigues, roteiro da jornalista Kátia Marsicano e narração do jornalista Jorge Macau, da Embrapa Informação Tecnológica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *